Os brasileiros, de forma geral, sentem uma mistura de raiva com inveja dos Estadunidenses (aquele que nasce no Estados Unidos). No mundo da mídia são melhores, mais desenvolvidos, mais inteligentes, mais ricos, e alguns outros "mais".
Já quando olhamos para a América Latina, achamos que somos os EUA deles, ou seja: em relação aos países Latinos o Brasil se considera o melhor, o mais preparado, e por ai vai. Do ponto de vista de alguns aspectos não podemos desconsiderar que os países se diferenciam. Tomamos como exemplo a tecnologia, a indústria, a riqueza.
O que não pode ser admitido é o processo de hierarquização cultural, de costumes, de modos de vida. A Bolívia, Peru são exemplos. Seu povo simples quer somente viver em sua casa, com seu pedaço de terra. Plantar e colher batata e milho, além de criar as ovelhas e llhamas nos Andes.
O que nós, na maioria das vezes buscamos, pra eles não tem nenhum valor.
Esta diferença de pensamento, de ideal de vida, não é possível de ser medida. Somente observada e respeitada.
O que nos falta? Respeitar o outro em sua liberdade, sem querer explicá-la ou entende-la até porque "liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda" (Cecília Meireles)
Acesse o blog: http://oeste.inca.zip.net/ e obtenha informações sobre viagem realizada pela Bolívia e Peru em Junho/Julho de 2008.
Foto - Taylor de Freitas, Lago Titicaca, Copacabana, Bolívia
Um comentário:
Taylor, esse texto nos lembra o complexo de vira-lata que o Brasil tem, descrito por Nelson Rodrigues. Após a Copa de 58 ele quase foi extinto, mas alguns fazem questão de carregar. Um exemplo: Garcia Júnior. Faz questão de lembrar diariamente que o Brasil e o seu povo é o cocô do cavalo do bandido. Pior, diz que nós estamos muito distantes de sociedades avançadas como Argentina e Chile. "Lá, o nível cultural, social e intelectual é outro". Até no futebol ele insiste com a ladainha: "A AFA é muito mais avançada que a CBF"... "O jogador argentino é muito mais profissional, mais raçudo"...
Garcia tem razão. A Argentina está muito à frente de los macaquitos acá. É por isso que a Argentina é um país de primeiro mundo e tem 5 Copas.
Postar um comentário