terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A América Latina - visão do Brasil.

Os brasileiros, de forma geral, sentem uma mistura de raiva com inveja dos Estadunidenses (aquele que nasce no Estados Unidos). No mundo da mídia são melhores, mais desenvolvidos, mais inteligentes, mais ricos, e alguns outros "mais".
Já quando olhamos para a América Latina, achamos que somos os EUA deles, ou seja: em relação aos países Latinos o Brasil se considera o melhor, o mais preparado, e por ai vai. Do ponto de vista de alguns aspectos não podemos desconsiderar que os países se diferenciam. Tomamos como exemplo a tecnologia, a indústria, a riqueza.
O que não pode ser admitido é o processo de hierarquização cultural, de costumes, de modos de vida. A Bolívia, Peru são exemplos. Seu povo simples quer somente viver em sua casa, com seu pedaço de terra. Plantar e colher batata e milho, além de criar as ovelhas e llhamas nos Andes.
O que nós, na maioria das vezes buscamos, pra eles não tem nenhum valor.
Esta diferença de pensamento, de ideal de vida, não é possível de ser medida. Somente observada e respeitada.
O que nos falta? Respeitar o outro em sua liberdade, sem querer explicá-la ou entende-la até porque "liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda" (Cecília Meireles)
Acesse o blog: http://oeste.inca.zip.net/ e obtenha informações sobre viagem realizada pela Bolívia e Peru em Junho/Julho de 2008.
Foto - Taylor de Freitas, Lago Titicaca, Copacabana, Bolívia

Um comentário:

Anônimo disse...

Taylor, esse texto nos lembra o complexo de vira-lata que o Brasil tem, descrito por Nelson Rodrigues. Após a Copa de 58 ele quase foi extinto, mas alguns fazem questão de carregar. Um exemplo: Garcia Júnior. Faz questão de lembrar diariamente que o Brasil e o seu povo é o cocô do cavalo do bandido. Pior, diz que nós estamos muito distantes de sociedades avançadas como Argentina e Chile. "Lá, o nível cultural, social e intelectual é outro". Até no futebol ele insiste com a ladainha: "A AFA é muito mais avançada que a CBF"... "O jogador argentino é muito mais profissional, mais raçudo"...
Garcia tem razão. A Argentina está muito à frente de los macaquitos acá. É por isso que a Argentina é um país de primeiro mundo e tem 5 Copas.