Grande parte das pessoas quando pensam em conhecer a Polônia faz uma relação direta com a Segunda Guerra Mundial e claro não poderia ser diferente. Tal como quando se fala em Brasil pensam em Futebol, quando falamos em Polônia pensamos em Guerra, alguns lembram do Papa também. A Polônia na região de Cracóvia ( Kraków ) é conhecida por abrigar Auschwitz - Campo de Concentração e extermínio da 2. Guerra. É bom saber que haviam vários Campos em vários países, eu mesmo fui a Terezin na Republica Tcheca, outro campo de Concentração, mas não de extermínio. Alguns Campos só mantinham as pessoas, outros exterminavam. A
o lado de Auschwitz está Birkenau que faz parte do complexo de Auschwitz, nome dado em Alemão para Oświęcim que é o original. Alias, quando for pegar o ônibus, ver placas, etc... procure por Oświęcim, Birkenau é maior que o Auschwitz é foi o local exato responsável por muitas das execuções. O clima por lá é pesado. Para quem assistiu a Lista de Schindler poderá perceber na foto a linha férrea por onde chegavam as famílias que acreditavam, inicialmente, estar indo para uma fazenda, fugindo da guerra, para trabalhar e ter a família ao lado. Grande engano. Chegar a Auschwitz é relativamente fácil quando você está em Cracóvia na Polônia. Existem ônibus de 20 .em 20 minutos, custo baixíssimo. Não é necessário contratar agencia ou coisa do tipo. Lá é muito organizado. Você paga um valor simbólico para entrar e ter uma visita guiada ( todas as visitas são guiadas ) em praticamente todas as línguas ( em português não tinha ). É praticamente tudo liberado. Fotos, entrar nas casas, nas celas, nos locais de extermínio. Quer saber o quanto a sua vida é boa. Passe por Birkenau e Auschwitz.
Pra chegar na Cracóvia existe algumas opções. Eu vim da Hungria de trem. 12 Horas de viagem, troca de trem no caminho ( imagine 4:00hs da manha descer numa estação de trem no interior da ^Polônia - Katowice - e pegar um trem local pra seguir viagem. Tudo de bom. Seguro, tranquilo e frio. Além de conversar com as pessoas locais. Detalhe: conversar via mímica. As pessoas mais velhas geralmente não falam Ingles.
Taylor de Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário