quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Berlim - O Muro e a Guerra - Agosto/2013

Falar em Berlim é lembrar do Muro que dividia a Alemanha em Ocidental e Oriental. Um dos locais mais conhecidos é o Check Point Charlie onde

Foto tirada dos Arquivos de Auschwitz
fazia-se a verificação das pessoas que "mudavam" de Alemanha. Ainda em 2013, e acho que talvez pra eternidade pode se perceber as duas Alemanhas. A Ocidental moderna e a Oriental, entrando na modernidade mas é perceptível os rastros da forma de vida quando ainda existia o muro. Andando por Berlim você encontra vários pedaços do muro espalhados pela cidade, como blocos, e fazendo parte do cenário e ponto de atração turística. Há ainda algumas partes preservadas do Muro. Uma delas se tornou em um museu, e outra na maior galeria de arte a céu aberto do mundo. Vários artistas puderem pintar suas telas no Muro. Conhecer a Alemanha, Berlim é viver a guerra e a divisão das Alemanhas, mas é uma vivência de fora para dentro, ou seja, os Alemães mesmo me pareceram, e não podia ser diferente, gostar muito do assunto, acho que ficam até meio envergonhados pelos fatos.
 
Não se fala em Hitler, não se fala em guerra. Se vive isso pois é impossível desvencilhar-se de um passado principalmente tão próximo. Sobreviventes de Guerra, famílias destruídas, entre outros convivem entre si. Em um outro post conto sobre um encontro com uma garota da Hungria, Rita. O pai dela é Hungaro e a mãe Alemã. A vó dela é sobrevivente do Auschwitz. Nas palavras dela. "O assunto guerra na minha casa é proibido". Voltando a Berlim é um cidadão. Dei sorte. No final de semana que estive por lá havia um Festival de Circo na Praça AlexanderPlatz. Passei o dia legal. Fiquei hospedado na rede de Hostel Meininger. É um Super Luxo 6 estrelas comparado aos outros nos quais já dormi. Gente do mundo inteiro numa cidade intensa. Povo educado, cidade limpa, transporte público de qualidade, muita bicicleta, e cerveja nele. Só as coisas ( comidas e bebidas ) não eram tão baratas como na Republica Checa e na Eslováquia, mas em compensação eram mais em conta que Viena na Áustria - eita lugar caro.

Nenhum comentário: