segunda-feira, 9 de março de 2009

Enfim, cadê Deus

Quantos são os povos demasiadamente religiosos. O Brasil, a América Latina atende este perfil. Países em condições miseráveis como a Nicarágua, vários países afrianos, região Andinas, dentre outros. Sempre me questiono no pensamento de séculos e milênios de religiões portadores da fé, catequizadores, portadoras da verdade e que contrariam cotidianamente os ensinamentos dos seus deuses. Isso causa nas pessoas a imensa dificuldade de aventar a possibilidade da inexistência de um Deus ou de deuses, ou ao menos criar indagações que levariam, talvez, a percepção de que este foi criado pelo próprio homem, tal como o tempo enquanto calendário, a ética a moral. Não podemos também ser totalmente relativos. A ordem é respeitar os outros, inclusive e sobretudo os que pensam diferente. Simplesmente: respeito.
Raul Seixas cantava: " Minha mãe me disse a tempo atrás, filho onde 'cê' for Deus vai atrás, Deus tá vendo tudo que 'cê' faz, mas eu nao via Deus, achava assombração, eu tinha medo"
Diante de alguns fatos, me pergunto:
Cadê Deus?
Os deuses do Olimpo?
Os deuses Egípcios?
Os deuses Sumérios?
Os deuses Africanos. Onde estavam quando o homem branco escravizou seu povo?
Os deuses Astecas quando Cortez os massacrou com um punhado de homens, porque não se mostrou pela bondade que lhe é atribuida?
E Jeová, onde estava quando Hittler massacrou milhões de Judeus?
E Alá que nada fez para salvar as crianças Libanesas e Palestinas dos mísseis de Israel?
E o Deus cristão que nada fez, ou faz, para dentre tantas, diminuir a condição miserável de crianças brasileiras, uma das maiores nações cristãs do mundo?
Os Hindús. Seus deuses não deveriam permitir que vivessem em condições desumanas.
Onde estarás o Deus bíblico que aparecia em nuvens e plantas ardentes, abria mares, fazia estátuas de sal e agora só parece querer falar com esquizofrênicos, fracos. Só se comunica com escolhidos?
Enfim, cadê Deus?

3 comentários:

Unknown disse...

Deus está dentro de cada um, Deus não tem que salvar os humanos das catástrofes que eles mesmos criam. Infelizmente muitas pessoas evoluem só após o sofrimento. Nem tudo são flores, nós não aprenderíamos se as coisas fossem apenas do jeito que nos convém.
O homem é "burro", individualista, não desenvolve a consciência universal (algumas excessões), mau consegue se entender, por isso não enxerga Deus, enxerga apenas seu próprio umbigo... E como diz o próprio Raul Seixas "É vc se olhar no espelho e se sentir um grandesíssimo idiota, saber que é humano, ridículo, limitado e só usa 10% de sua cabeça animal" Então como algo tão pequeno e limitado como o homem conseguria explicar algo ilimitado? Impossível... Não é preciso acreditar nestas palavras, é preciso vivenciar, experimentar, e para isso é preciso evoliur, caminhar conforme as "leis" universais, e não ir contra elas, como o que acontece nesse mundo de hoje... Onde está DEUS???? está disponível pra todos.... "pra entender basta ver o que não se enxerga..."

Abraços!

camilatalita@yahoo.com.br

Unknown disse...

Continuando... Vou usar um exexplo seu para exemplificar...rs... No caso dos hindus, que vivem em condições precárias,ao invés de reclamar "que merda de vida!! "eu não mereço esta vida!!!", ou até mesmo suicidar,como muitos que conhecemos fazem.... Eles transcendem, pois aceitam as condições que vivem e vivem com alegria, fazendo o seu trabalho, tendo esta vida como destinada para eles, aqui é só uma passagem, e para não ficar presos na mesma vivem felizes da forma que são... E onde está Deus neste caso? Olhe para o semblante deles e vc vai enxergar............

Mauro Paz - Blogger disse...

Cara camila, infelizmente deus não existe, como você mesmo disse, ele está dentro de cada um, quando cada um se sente inseguro e em sofrimento busca esse deus dentro de sua cabeça, ele serve como algo que conforta e devolve a consciência, mas na realidade ele não existe, ele é uma ferramenta cerebral para enfrentar o desconhecido e só, alguns como e acho que o autor do blog, se desprendem dessa necessidade de buscar algum conforto em deuses que estão dentro da cabeça da gente, sinceramnte acho que o meu está desligado e faz tempo.

Essa ferramenta cerebral foi util nos tempos primitivos, ajudou a civilização a se formar e se organizar, mas hoje não serve mais para isso, só serve para criar impérios financeiros a custa da fé alheia. A melhor forma de tirar os fantasmas de deuses de nossas cabeças é estudando, busque a história, busque o conhecimento, você verá que infelizmente nos humanos somos mais uma espécie animal nesse planeta, estamos sozinhos com nossos deuses e desastres pessoais, me desculpe mas essa é verdade, e não há nada que possa mudar, a não ser a imaginação fertil dos crentes.