quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pérolas do ENEM, Vestibulares, Provões

Sobres os egípcios:
"Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor."
Sobre a física, simplificando-a:
"A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro de unidade de tempo , no sentido contrário"
Sobre a Democracia Grega:
"Na Grécia a Democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam"
Sobre o ser humano:
"O cerumano no mesmo tempo que constrói também destrói, pois nós temos que nos unir para realizar parcerias juntos"
Sobre o meio ambiente:
"Não concordo, não ce pode preservar só meio ambiente, é preciso preservar ele todo"
Sobre os Presidentes:
"O Brasil nao teve mulheres presidentes, mas teve várias primeiras damas do sexo feminino"
Sobre matemática na Amazonia:
"Quando desmata, uma vez que se paga uma punição xix, se ganha depois vários xises"
Sobre Geografia:
"A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos"
Sobre a História:
"A História se divide em 4: Antiga, Média, Moderna e Momentanea, que é a mais estudada"
"Em Esparta as crianças que nasciam mortas eram sacrificadas"
Sobre Administração:
"O objetivo da Sociedades Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas"
Finalizando - Sobre a Bandeira Brasileira:
"Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu, o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira"
Taylor de Freitas

Valorizando os artistas da "terra"


Um projeto tramita na Câmara de Vereadores sobre as grandes festas da cidade de Divinópolis-MG, serem abertas com shows de artistas locais. Considero de grande valia pois estes ultimos terão oportunidade de apresentar seu trabalho com boa estrutura, público e emoção. A idéia pode e deve ser copiada por outros municípios. Divinópolis tem grandes artistas nas diversas áreas. Para aqueles que curtem o sertanejo animado (não é o meu caso), a dupla Renato Lima & André vem fazendo ótimo trabalho buscando encontrar seu espaço. Sucessos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Jogo das Contas de Vidro

"Os espaços, um a um, deviamos
Com jovialidade percorrer,
Sem nos deixar prender a nenhum deles
Qual uma pátria

O Espírito Universal não quer atar-nos
Nem nos quer encerrar, mas sim
Elevar-nos degrau por degrau, nos ampliando o ser
Se nos sentimos bem aclimatados
Num circulo de vida e habituados,
Nos ameaça o sono; e só quem de contínuo
Esta pronto a partir e a viajar
Se furtará à paralisação do costumeiro"
Hermann Hesse, O Jogo das Contas de Vidro - Colaboração Andreza Cristina

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Feitiçaria e Religião: Crime?

Onde acaba a feitiçaria e começa a religião? A primeira é uma crença de sociedades ditas mais primitivas e a segunda o feitiço de outras ditas mais desenvolvidas.
Os feiticeiro entram em transe, fazem sinais cabalísticos, receitam e lançam maus-olhados. Os clérigos exibem roupas trabalhadas, mantos exóticos e, com gestos rituais, distribuem bênçãos e excomunhões. Ambos utilizam-se de rituais e poções as quais atribuem poderes mágicos e ou divinos. Qual seria a diferença entre o corno do rinoceronte e o pão ázimo para fins curativos. Um aumentaria a virilidade o outro fortalece a fé. Os borrifos do hissope são inócuos se a água for potável e as fogueiras dos índios também o são, se não se estender pela floresta.
Crenças são crenças não podem virar crime. Na África, sobretudo na Tanzânia, os feiticeiros atribuem aos albinos virtudes terapêuticas, quando incorporados nas poções para dar sorte e atrair riqueza - uma crença - , mas quando caçam homens e mulheres albinos para lhes extraírem a pele e outros órgãos, a fim de melhorarem a qualidade dos remédios que fabricam - um crime. A obscessão da Igreja contra o o uso do preservativo por "tribos civilizadas" do Vaticano não é uma crença, é um crime contra a saúde pública. Não se pode condenar a fé, a crença. O que tem que ser combatido é a sabotagem à utilização de métodos científicos de prevenção das doenças, de ações que promoveriam o bem social e clínico de um povo.
Considerar bruxa uma mulher não será grave, mas queimá-la, para erradicar a peçonha, como fez a Inquisição, torna a crença em crime e desperta a ira. Isso é inconcebível. Será o contrário até quando?
Nota – Por falar em albinos, que se estima haver cerca de 170 mil na África, nasce 1 em cada 20 mil habitantes na Europa e na América. Na África, nasce 1 em cada 4 mil nascimentos por ser um problema de hereditariedade que se agrava com as tradições endogâmicas.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O homem - Nietzsche

Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos para nos esquecermos dele em seguida.
Quem luta com monstros deve velar, por que ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo para um abismo, o abismo também olhará para dentro de ti.
Friedrich Nietzsche